edp news

EDP traz o projeto de rede inteligente para o Espírito Santo

Sexta-feira 06, Junho 2014

Projeto inovador de Smart Grid beneficiará 5,5 mil clientes dos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano

A EDP, empresa do Grupo EDP Energias dePortugal S.A, anuncia hoje, 06, o lançamento do Inovcity, projeto pioneiro noEspirito Santo, que tornará os municípios de Domingos Martins e MarechalFloriano as primeiras cidades dotadas de uma rede inteligente de energia (SmartGrid).

A iniciativa é realizada em parceria com oGoverno do Estado, com a Agência de Serviços Públicos de Energia do EspíritoSanto (ASPE) e as prefeituras dos municípios, e faz parte da estratégia mundialde investimento em inovação do Grupo EDP, que tem o desenvolvimento de redesinteligentes como uma de suas ações estratégicas.

O evento, que conta com as presenças doGovernador do Estado, Renato Casagrande; prefeito de Domingos Martins, LuizCarlos Prezoti Rocha; prefeito de Marechal Floriano, Antônio Lidiney Gobbi; dodiretor vice-presidente de Operações da Distribuição da EDP, Miguel Amaro; e diretoresda distribuidora da EDP no Espírito Santo, entre outras autoridades, marcatambém o início da implantação da cidade com rede de energia inteligente, com aentrega para as administrações municipais de motos elétricas, e apresentação doposto de abastecimento - exemplo dos que serão instalados nas cidades.

O projeto, que tem investimento de R$ 5milhões, prevê a implantação de um conjunto de tecnologias que permitirão umamaior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente, como amedição inteligente, iluminação pública eficiente, micro-geração com fontesrenováveis de energia, mobilidade elétrica, e ações de eficiência energética.

“As redes inteligentes, ainda, se encontram emestágio inicial de desenvolvimento em todo o mundo, e a EDP está à frente desteprocesso na cidade de Aparecida, em São Paulo, e na Europa, onde já temos umaexperiência muito bem-sucedida, e reconhecida pela Comunidade Européia, nacidade portuguesa de Évora”, analisa o diretor vice-presidente de Operações daDistribuição da EDP, Miguel Amaro .

A cidade de Aparecida, em São Paulo, foi a primeirabeneficiada com a implantação da rede inteligente. O projeto foi viabilizadoapós homologação, pelo INMETRO, do primeiro medidor inteligente do setorelétrico brasileiro, obtida pela EDP e a ECIL Energia. No Espírito Santo, o InovCityse inicia com a instalação, nos municípios de Domingos Martins e MarechalFloriano, de  5,5 mil medidoreseletrônicos, desenvolvidos no âmbito do programa de P&D (Pesquisa eDesenvolvimento) da EDP.

Redeinteligente, os benefícios:

A implantação de uma rede de energia inteligentese traduz em benefícios, tanto para o cliente como para a empresa distribuidorade energia. Para o cliente, as redes inteligentes permitem ter acesso àsinformações mais detalhadas de consumo de energia, bem como testar a aplicaçãode tarifas mais flexíveis e adaptadas ao perfil de consumo do cliente,permitindo otimizar o comportamento de utilização e os seus reflexos na contade energia.

Além disso, no futuro, além de poder acessarseu perfil de consumo pela internet, o cliente poderá receber informações eavisos por diferentes canais, incluindo redes sociais, que permitam ter ummelhor acompanhamento e controle da conta de energia. Será também possíveldisponibilizar sistemas de gestão de consumo de energia nos seus edifícios.

Para a EDP, a implantação da rede inteligentepermitirá detectar mais rapidamente eventuais pontos com interrupção nofornecimento de energia e atuar de forma mais ágil, muitas vezes sem anecessidade de enviar equipes ao local, melhorando a qualidade e rapidez deresposta da empresa. Adicionalmente, simplificará e melhorará a qualidade doprocesso de leitura dos medidores.

Essa experiência permitirá testar soluçõespara reforçar a nossa eficiência operacional, melhorar a qualidade de serviçocom atendimento mais rápido e aumentar a eficiência energética com controlesobre o fluxo de energia na rede, tudo isto contribuindo para uma maiorsatisfação do nosso cliente e para uma maior eficiência de todo o sistema.

EficiênciaEnergética e Iluminação Pública

No que diz respeito à eficiência energética, oInovCity prevê a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentescompactas, mais econômicas, além da substituição de geladeiras ineficientes, após avaliação técnica, por equipamentos maiseficientes para clientes urbanos cadastrados no CadÚnico e com benefício daTarifa Social de Energia Elétrica. Aliado a isso, serão testadas melhorias nosistema de Iluminação Pública dos municípios, com a utilização da tecnologiaLED, que poderá incorporar variadores de fluxo e sensores, permitindo a reduçãodo consumo de energia e melhoria da qualidade da Iluminação Pública.

MobilidadeElétrica

A EDP, pioneira em projetos de mobilidadeelétrica no País, irá instalar uma rede dedicada de abastecimento de veículoselétricos em pontos estratégicos das cidades de Domingos Martins e MarechalFlorinao e realizar a doação de 20 motos eléticas para as administrações,visando incentivar a utilização do veículo elétrico.

MeioAmbiente

As redes inteligentes de energia são tambémuma contribuição para o equilíbrio do meio ambiente. Isso porque a gestão doconsumo permitirá ao cliente reduzir a sua demanda e, ao aumentar a eficiênciatotal do sistema de distribuição, será possível também reduzir as perdas deenergia, o que reduzirá a demanda global por geração de eletricidade e, ocorrespondente impacto ambiental.

Próximospassos

O desenvolvimento das redes inteligentes noBrasil aguarda definições regulatórias específicas do setor, que serãodeterminantes para o ritmo de adoção das novas tecnologias. A EDP acompanha deperto estes desenvolvimentos regulatórios, que poderão permitir, no futuro, aampliação do projeto Inovcity a outras cidades das áreas de concessão da EDP.? 

?