edp news

No Dia Mundial da Energia, EDP dá dicas de como evitar o desperdício e reduzir o consumo

Quarta-feira 28, Maio 2014

Saiba como economizar energia com atitudes simples no dia a dia

?Nesta quinta-feira, dia 29 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Energia, data que tem como objetivo reforçar a importância do uso racional da eletricidade e seus benefícios tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente.

Para orientar sobre o uso eficiente da energia, as distribuidoras da EDP – em São Paulo e no Espírito Santo – reuniram algumas dicas que podem ajudar a reduzir o consumo no fim do mês, bem como contribuir para a preservação dos recursos naturais.

Pode não parecer, mas atitudes simples como manter janelas e portas fechadas quando o ar condicionado ou aquecedor estiverem funcionando contribuem muito para a economia de energia. 

Iluminação
Mais duráveis e econômicas, as lâmpadas fluorescentes são uma excelente alternativa para a iluminação. Vale lembrar que tetos e paredes pintados de cores claras refletem melhor a luz, o que diminui a necessidade de iluminação artificial durante o dia.

Equipamentos do dia a dia
Equipamentos indispensáveis ao dia a dia, se não utilizados de forma correta e eficiente, podem se tornar vilões quando o assunto é o consumo de energia elétrica.

Na hora de usar o chuveiro elétrico, por exemplo, além de tomar banhos curtos, a dica é colocá-lo na posição “Verão” sempre que possível. Essa atitude pode gerar economia de até 30% na conta de luz. Como o chuveiro elétrico é o equipamento de maior potência em uma casa, deve-se evitar banhos demorados porque quanto maior o tempo, maior o consumo de energia. Também não tente consertar ou reutilizar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento no consumo de energia elétrica. 

O ferro elétrico também sobrecarrega a rede elétrica, portanto não é recomendado o seu uso enquanto outros aparelhos estiverem ligados. Para reduzir o consumo de energia, o ideal é passar todas as roupas de uma vez só e ajustar a temperatura para cada tipo de tecido. 

Pode não parecer, mas abrir a geladeira diversas vezes em um curto espaço de tempo contribui para elevar, e muito, o consumo de energia elétrica dentro de uma residência. No inverno, principalmente, é importante regular o termostato, pois a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Para evitar o uso desnecessário de energia é fundamental fazer o degelo sempre que possível, pois o excesso de gelo dificulta a circulação e diminui a eficiência do equipamento. 

Outra dica importante é observar a borracha de vedação da porta e não colocar roupas para secar atrás da geladeira.

Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia. Por isso, se a máquina de lavar-roupas tem capacidade para bater até dez quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga.

Por fim, convém lembrar que evitar o desperdício não significa necessariamente comprometer a qualidade de vida, mas apenas utilizar a energia elétrica de forma eficiente.

 
?