edp news

EDP antecipa entrada em operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari

Thursday 18, September 2014

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou início das atividades comerciais da primeira unidade geradora, com capacidade instalada de 123,3 MW

A usinahidrelétrica Santo Antônio do Jari, empreendimento do Grupo EDP e CWEIParticipações Ltda, localizada no Rio Jari, na divisa dos estados do Pará com oAmapá, acaba de receber autorização, da Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), para iniciar a operação comercial de sua primeira unidade geradora,com potência de 123,3 MW. Com a Declaração Comercial de Operação (DCO), ausina, que tem capacidade instalada de 373,4 MW (garantia física de 217,7MWmédios) e investimento de R$1,1 bilhão, antecipa seuf?uncionamento em mais de três meses.

Desde 26 de agostode 2014, a unidade geradora já vinha fornecendo energia ao Sistema InterligadoNacional (SIN) em caráter de testes. Durante o período, foram gerados 52.552MWh. Com o início das operações comerciais, a energia da antecipação seráliquidada no mercado de curto prazo ou poderá ser comercializada em contratos.

As demais unidadesgeradoras da usina, duas delas também com capacidade instalada de 123,3 MW euma de 3,4 MW, estão em fase avançada de comissionamento para obtençãogradativa da licença para operação em caráter de teste e comercial.

UHE Jari negociouparte de sua energia no Leilão A-5 de 2010, com início de suprimento em 01 dejaneiro de 2015.