edp news

Instituto EDP e Casa Redonda Culturam anunciam o Concurso Cultural Energias do Mundo

Tuesday 24, June 2014

Projeto premiará os melhores trabalhos artísticos produzidos por alunos de escolas públicas municipais em São Paulo. As inscrições estarão abertas entre os dias 11 de julho a 15 de setembro

A EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, com apoio do Instituto EDP e em parceria com a Casa Redonda Cultural, lança em 4 municípios na região do Alto do Tietê em São Paulo, o projeto educativo CONCURSO CULTURAL ENERGIAS DO MUNDO 2014. A iniciativa tem como objetivo oferecer possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre a história das energias.

Com o tema “A HISTÓRIA DAS ENERGIAS NO MUNDO: A energia do meu lugar”, o concurso pretende dinamizar o aprendizado das mais diversas disciplinas com ênfase em artes, ciências e estudos sociais e contribuir com a melhoria da educação pública no Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso socioambiental da EDP.

Poderão participar do Concurso os alunos e professores das escolas públicas municipais de ensino fundamental do 3º ao 7º ano dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. A ação estimula atividades culturais alinhadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Leis de Diretrizes e Bases do MEC.

O Concurso publicará os melhores trabalhos inscritos no site do projeto e premiará os quatro trabalhos vencedores: alunos autores, professor e escola serão premiados. O objetivo é valorizar trabalhos artísticos produzidos no ambiente escolar, dinamizar o ensino das artes, e estimular reflexões sobre consumo e cidadania ambiental envolvendo diversas disciplinas do currículo. O tema Energia apresenta-se como excelente eixo transversal de ensino conectando currículo e cotidiano e ampliando a consciência ambiental nas escolas.

As inscrições estão abertas de 11 de julho a 15 de setembro de 2014 e serão aceitos trabalhos artísticos produzidos por grupos de dois a três alunos, que podem explorar técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho ou qualquer outra linguagem ligada às artes visuais.

Para Pedro Sirgado, diretor Executivo do Instituto EDP, o Concurso Cultural Energias do Mundo trata-se de uma contribuição para a inclusão social, qualidade de vida e bem-estar, promovendo o acesso, estimulando a formação e o aprendizado, valorizando a diversidade de expressões locais e as culturas regionais a partir de ações inovadoras e sustentáveis.

"Alinhado ao compromisso da EDP com o desenvolvimento humano e social, o Concurso possibilita que professores, alunos, pais e a comunidade em geral reflitam sobre o tema "energia", e criem trabalhos artísticos que evidenciam o resultado do processo de ensino-aprendizagem", destaca Sirgado.

As ações envolvem, além da realização do Concurso Cultural, distribuição gratuita de kits educativos impressos contendo o Guia do Educador com DVD encartado, Guia do Aluno e dois vídeos educativos Arte e Energia - Uma nova abordagem e Arte é Educação para todas as escolas dos municípios beneficiados. Ainda, no site www.energiasdomundo.com.br é possível acessar material para pesquisa, dicas de consumo consciente, links de livros, filmes sobre arte e meio ambiente. Todo o conteúdo está disponível para download ampliando os benefícios educativos para todo o país.

O Guia do Educador e o Guia do Aluno ajudam a estabelecer relações entre a história do uso das energias pelo homem através dos tempos e o currículo escolar estimulando a realização de trabalhos artísticos envolvendo as mais diversas fontes de energia disponíveis: eólica, fóssil, biomassa, nuclear, hidroelétrica, solar e térmica.

Um dos destaques do projeto é o vídeo Arte e Energia - Uma nova abordagem que realiza uma viagem pela história da arte e as principais rupturas artísticas propostas por artistas como Leonardo Da Vinci,  Diego Velazquez, Pablo Picasso, Alexander Calder, Marcel Duchamp até alcançar expoentes da arte contemporânea como Andy Goldsworthy, Franz Krajberg, dentre outros artistas que permitem refletir sobre questões ambientais. Recursos como animação, intervenções visuais e curiosidades sobre o universo da arte tornam o vídeo acessível a alunos e professores, instigando curiosidades.

O projeto realizará ainda Encontros de Sensibilização e Formação de Educadores abordando as possibilidades de conectar Arte, Educação, Consumo e Meio Ambiente de forma transversal e interdisciplinar. Os encontros serão realizados nos 4 municípios abrangidos pelo projeto, beneficiando professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Os encontros contam com a parceria das Secretarias Municipais de Educação.

“A nossa grande motivação com a realização do Concurso e do projeto educativo ENERGIAS DO MUNDO é conhecer e compartilhar o olhar singular de crianças e adolescentes sobre um dos principais desafios da atualidade – as energias que movem o mundo e seus caminhos em direção ao futuro. As linguagens artísticas favorecem a expressão da subjetividade abrindo espaço para que estas crianças e adolescentes percebam e vivenciem a interdependência entre todos os seres tornando-se protagonistas das mudanças que precisamos em relação às questões ambientais. O concurso e os materiais educativos do projeto valorizam a produção artística no ambiente escolar e colaboram com educadores e professores ao dinamizar o ensino de diversas disciplinas, enriquecendo o currículo e as práticas pedagógicas nas áreas de educação ambiental, cidadania participativa e consumo consciente”, afirma Minom Pinho, produtora executiva do projeto e sócia da Casa Redonda. 

Mais informações através do site www.energiasdomundo.com.br

Confira agenda dos Encontros de Sensibilização para professores: 

ITAQUAQUECETUBA
Data: 25/06/2104 
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Escola Municipal Paulo Nunes
Endereço: Rua Santa Catarina, 382 – Morro Branco

MOGI DAS CRUZES
Data: 08/07/2014
Horário: 13h30 às 17h30
Local: CEMPRE Benedito Ferreira Lopes
Endereço: Rua Prof.ª  Alice T. Cotrim G. Silva, 22 – Vila Lavínia

GUARULHOS
Data: 23/07/2014
Horário: 1ª turma 8h30 às 12h30 | 2ª turma 13h30 às 17h30
Local: Centro Municipal de Educação Adamastor
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 - Macedo

FERRAZ DE VASCONCELOS
À definir